1000 ideias maravilhosas para você colocar em prática no seu casamento! [Parte 1]

O casamento é um acontecimento muito esperado, e sendo assim, os envolvidos desejam que esse momento seja lindo e memorável. A decoração é algo essencial na cerimônia, por isso devemos dedicar grande atenção nas escolhas envolvendo o cenário da igreja e festa.

A decoração precisa ser linda, elegante e romântica, sem deixar de destacar as preferências dos noivos. Ela também precisa harmonizar todos os elementos visuais para gerar uma aparência impecável, como é o caso das flores, cores, louças, móveis e tecidos.

Se esse post de decoração chamou a sua atenção, esperamos que essas ideias cause grande inspiração e lhe proporcione uma linda festa, afinal, o mais difícil certamente você já tem: que é um noivo completamente apaixonado e decidido a se casar!

Organizar um casamento não é algo fácil, por isso é legal você aceitar qualquer tipo de ajuda e sugestão. O preparo se inicia na seleção das ideias da decoração e é isso que decidimos fazer hoje. Pensando nisso, reunimos especialmente para você 1000 diversas ideias elaboradas, são sugestões para todos os gostos, estilo e situação financeira. Vamos conferir?

Decoração de Casamento

É possível encontrar inúmeras sugestões para que você decore a sua festa de casamento, porém para se conseguir elaborar um projeto legal, os noivos precisam dar atenção ao seu orçamento e definir um conceito e ser seguido. A comemoração será um evento moderno, chique, intimista ou clássico? Essas informações são importantes para que você planeje positivamente a decoração e os preparativos do casamento.

Decoração bonita e simples

Determinar o verdadeiro perfil do evento é o primeiro passo para decidir quais são as melhores combinações do casamento. O horário e o local também são decisões importantes no momento de ornamentar. Veja abaixo algumas dicas para decorar o casamento e deixar os convidados encantados com as suas escolhas:

Decoração da igreja

Precisamos estar cientes de que, a decoração da igreja precisa ser algo mais simples e delicado, principalmente se ela apresentar uma estética mais colorida e rebuscada.

Se for acontecer mais de um casamento na igreja no dia em que você escolheu, tente conversar com os outros casais para que a mesma decoração seja utilizada por vocês, assim o custo certamente será ainda menor.

O caminho que a noiva vai percorrer até o noivo deve ser decorado apenas com um lindo e simples tapete, que pode ser branco, vermelho, verde ou azul. Se você escolher o tapete branco, ele deve ser acompanhado de arranjos com flores, pois essa escolha deixa a igreja com uma aparência mais romântica e delicada. As faixas de tule também se revela uma ótima escolha para deixar o caminho da noiva mais bonito.

Decoração para casamentos ao ar livre

A cerimônia ao ar livre também é uma ótima opção, principalmente quando o casal deseja fugir do convencional. A ideia propõe uma maior interação com a natureza, seja ela realizada em uma linda praia, parque ou sítio.

O casamento feito na praia pede algumas tochas acesas, uma aconchegante estrutura de madeira rústica, móveis rústicos e muitas flores tropicais.

Já no casamento campestre, vale a pena investir nos elementos encontrados na natureza, como é o caso da grama verdinha, árvores e canteiros compostos de flores coloridas. Os móveis rústicos e os enfeites suspensos também oferecem um resultado surpreendente.

Festa

Investir nos detalhes faz com que a comemoração consiga transmitir mais emoção e carinho aos convidados. Por isso, é essencial dar muito atenção e caprichar nos arranjos, lembrancinhas e também nos centro das mesas dos convidados.

A mesa do bolo de casamento é com certeza o ponto que mais se destaca, por isso você deve investir na decoração do local. O embelezamento não pode ficar apenas por conta do bolo, pois as bandejas, lembrancinhas e flores também devem se destacar. As velas e os cupcakes são ótimas apostas para você que deseja deixar a mesa com um visual diferenciado e moderno

Apostar em um lounge de casamento convidativo, como com sofás, poltrona ou puffs confortáveis é uma sugestão interessante e chamativa. Você também não pode se esquecer das músicas que vão tocar no momento da festa, pois isso é capaz de dar um clima mais especial para a festa, animando os convidados.

Primeiros passos para a decoração de casamento

A decoração do casamento deve ser feita em conjunto, pois isso deve ter o estilo dos noivos, principalmente se ambos desejarem passar um nível maior de aconchego para os convidados. Você pode escolher algo muito luxuoso ou preparado por seus familiares, tudo vai depender do orçamento determinado para o evento e, claro, do que você espera para esse inesquecível dia. Muitas pessoas determinam um orçamento altíssimo para a festa, porém escolhem uma decoração discreta, clean e bem leve.

Outras já preferem gastar todo o seu dinheiro na decoração, sem pensar no Buffet. É necessário ver de início quanto você tem e pretende gastar com a decoração, sem se esquecer das outras coisas que precisam ser feitas para que o acontecimento se torne realmente agradável e inesquecível para todos. Pensando nisso, reunimos para você uma pequena lista das coisas que você não deve se esquecer, acompanhe:

Check list para a decoração de casamento

O que precisa de atenção na hora de decorar a festa do casamento:

IGREJA

Porta da igreja

Lapela

Altar

Corredor (laterais)

Bancos

Buquê

RECEPÇÃO

Salão

Porta

Mesas dos convidados

Mesa principal

Lavabos

Mesa do bolo

Agora que você já está ciente de quais são os lugares que vai precisar de mais atenção na hora da decoração, certamente poderá fazer um orçamento mais detalhado de quanto tem para gastar. O próximo passo é decidir o que você vai fazer e o que vai terceirizar.

Tente procurar algumas indicações de fornecedores competentes e que você já acompanhou alguns trabalhos de sucesso. Anote todas as sugestões que receber, pois assim terá várias opções de orçamentos.

O que evitar na decoração

Essa parte requer muita atenção, pois você não deve escolher aqueles fornecedores que nunca viu, que tem sites na internet com muitas fotos aleatórias de eventos que talvez nem foram eles que fizeram. Por isso é muito importante buscar informações com pessoas que já contrataram os serviços, tendo a garantia de que seu casamento não será um momento de decepções.

Você até pode receber um orçamento super baixo, o que certamente irá fazer com que você fique tentada a fechar com eles. E é neste momento que eles pedem a metade do valor do serviço adiantado e no dia da festa simplesmente somem, fazendo com que sua festa se torne um verdadeiro desastre. Infelizmente isso é algo muito comum, por isso não confie em empresas sem indicação e muito menos com preços extremamente baixíssimos.

Decoração de casamento para grandes eventos

Se você for fazer um casamento para muitas pessoas, em lugar amplo e com vários ambientes, saiba que vai ser mais complicado confiar a decoração a um familiar que revele ter boas intenções.

Toda família tem aquela tia talentosa e que adora contribuir com a decoração da festa, porém você deve estar ciente de que isso deve ser feito por um profissional capacitado. Não precisa ser indelicada com alguém que está tentando lhe ajudar, apenas deixe que ela te ajude com algo pequeno, deixando o resto da decoração com alguém responsável e experiente.

Quando você fica responsável por uma grande parte da decoração, acaba não conseguindo dar conta de tudo, o que gera grande estresse, e em muitos casos uma escolha que era para trazer boa economia acaba ficando caríssima na final das contas. Por isso, contrate empresas especializadas, pois elas já estão acostumadas a promover grandes eventos.

Cores

O casamento é uma ocasião marcante para se comemorar ao lado de amigos e familiares, e o momento deve expressar a personalidade e gostos do casal, pois é isso que marca o início de uma nova vida a dois.

Escolher a cor que vai estar presente nos detalhes da cerimônia parece algo simples, não é mesmo? Essa escolha não deve ser feita só pensando na estética do ambiente, pois as cores tem uma linguagem própria e descrevem de forma subjetiva sobre seus sentimentos, seu estado de espírito, seu estilo, sua natureza e referências de vida.

Paletas de cores do casamento

A paleta de cores do casamento é uma lista das cores e tons que podem ser usados para compor os elementos visuais, mostrando de forma clara de como harmonizá-los.

Ela é utilizada nos saves the dates e convites, na decoração (toalhas de mesa, flores, arranjos de mesa, luzes, velas, buquê da noiva e flores das daminhas e madrinhas), nos acessórios e trajes (noivo, noiva, pajens, pais, damas, padrinhos e madrinhas) e até mesmo no Buffet do casamento (bolo, doces, drinks). A paleta pode combinar com um tema, ou simplesmente compor um padrão visual harmonioso. Se a cerimônia acontecer no Outono, por exemplo, você pode usar a paleta de cores dessa estação.