Aprenda a fazer o seu próprio aromatizante caseiro

O aromatizante de ambientes está se tornando o queridinho das donas de casa. O produto faz com que a casa fique ainda mais acolhedora e agradável, e isso depende dos diversos fatores que afetam os nossos sentidos – as cores que observamos, as texturas que tocamos, os sons presente no ambiente e os aromas que cheiramos. Isso está destacado em nosso olfato, e pode prejudicar ou melhorar a nossa vivência na casa.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre as diferentes opções que encontramos para aromatizar corretamente o nosso ambiente, vamos para a seguinte fase. Apesar de encontrarmos uma disponibilidade muito grande de produtos aromatizadores, a verdade é que podemos tentar inovar um pouco, e experimentar coisas diferentes, tornando isso algo muito mais pessoal.

Por que não se dedicar a preparar você mesmo alguns produtos caseiros para deixar aquele cheirinho agradável em sua casa? Além de se livrar dos maus odores que podem estar presentes, você vai conseguir deixar o ar mais leve e aprazível, além de notar uma grande economia no seu bolso.

Para colocar a ideia em prática, você vai ter que expandir a sua imaginação e especialmente, ter à sua disposição uma alternativa mais ecológica e econômica. Os aromatizantes caseiros faz com que você poupe um bom dinheiro, pois não vai ter que comprar muitos materiais para fazê-lo, até porque muitos produtos você vai ter em sua casa, como os frascos de vidro de perfumes, especiarias, iogurtes, compotas, etc.

Acompanhe e veja alguns do aromatizadores caseiros mais utilizados e cheirosos: 

Ambientador de varetas


Você vai precisar de:

70 ml de óleo de amêndoas doces

1 frasco pequeno (você não precisa comprar, basta utilizar aquele frasco de perfume que você tem em sua casa)

Algumas varetinhas de madeira. Uma ótima opção são aquelas que costumamos usar em churrasco.

30 gotas da essência que você mais gosta.

Opcional: Você pode decorar o vidro com laços, fitas, flores artificiais ao seu gosto, só depende de sua imaginação.

Modo de fazer:

Coloque a essência e o óleo de amêndoas doces dentro do vidro, depois corte as varetas de madeira, deixando aproximadamente três dedos da madeira para fora do frasco e coloque-as dentro do vidro. Depois é só você decorá-lo e colocá-lo em seu ambiente preferido.

Dica: Para que você consiga aproveitar melhor o seu ambientador e prolongar o cheirinho, vá virando as varetas todas as semanas.

Vaporizador de óleos essenciais

Você vai precisar de:


15 gotas de óleo essencial de alfazema

1 colher (chá) de vodka

500 ml de água

10 gotas de óleo essencial de laranja

1 frasco vaporizador. Aqueles que têm a bombinha para esguichar.

Modo de fazer:


Primeiramente você deve colocar os dois óleos essenciais e a vodka dentro do frasco vaporizador, agitando bem até que todos os ingredientes se misturem. Para finalizar, coloque a água e agite novamente até tudo ficar bem misturado. Prontinho, o seu aromatizador está pronto para perfumar a sua casa.

Dica: Lembre-se que você deverá vaporizar um pouco de cada vez, sem apontar diretamente para os móveis ou objetos.

A laranja e alfazema oferecem um aroma refrescante e energético. Se você deseja ter algo mais refrescante e calmo pode utilizar óleos diferentes, Uma mistura de óleo de pinos com o óleo de sândalo pode deixar o ambiente mais tranquilo, basta utilizar 15 gotinhas de cada um.

Aromatizador de gelatina

Você vai precisar de:

12 ml do seu óleo essencial preferido

125 ml de água fervente

30 ml de vodka

125 ml de água gelada

Alguns vidros com tampa. Você pode aproveitar para reutilizar os frascos de azeitonas, geleias, etc…

1 pacote de gelatina do sabor desejado.

Modo de fazer:


Prepare a gelatina como de costume, mexendo bem para dissolver completamente o produto. Adicione a mesma quantidade em água gelada, depois coloque os 30ml de vodka e o óleo essencial escolhido por você, continue mexendo.

Quando você notar que a mistura está completamente homogênea, coloque-a nos frascos de vidro higienizados e deixe que seu aromatizador descanse para solidificar e esfriar.  

Dica: Ao utilizar este ambientador, não se esqueça de manter o frasco tampado quando não desejar usá-lo, pois assim você vai conseguir prolongar o cheiro por mais tempo. Este tipo de ambientador caseiro é uma opção muito acessível e simples, que oferece um cheirinho muito suave e gostoso. Ele também é uma forma original de oferecer harmonia para o seu lar.

Ambientador de algodão e pano

Você vai precisar de:

Tecidos cortado em círculos. Você pode aproveitar alguns retalhos, sem precisar gastar dinheiro comprando.
Algumas bolas de algodão

Óleo essencial de sua preferência

Cordel, linhas ou fitas.

Modo de preparo:

Embebeda as bolas de algodão no óleo essencial que você escolheu. A quantidade de algodão que você for usar vai depender do tamanho do ambientador que deseja fazer.

Coloque um conjunto de bolas por cima de cada círculo de tecido e depois o amarre usando a fita, linha ou cordel. Agora basta você distribuir o seu ambientador pela casa ou nos cômodos de sua preferência.

Dica: Se você souber costurar e deseja ter um acabamento mais detalhado, faça pequenos saquinhos de panos, e coloque as bolas de algodão embebida com a essência.

Ao contrário das soluções anteriores, este ambientador é especialmente feito para ser usado dentro de guarda-roupa e outros móveis, pois ele vai oferecer um cheirinho muito agradável nas suas roupas. Você também pode pendurá-los em cabides, varões ou simplesmente colocá-los em suas gavetas.

Aromatizador “em gel”


4 pacotinhos de gelatina sem sabor

2 colheres de sopa de sal

Pote de vidro

Corante alimentício

4 pacotes de gelatina sem sabor

15g a 20g de essência de sua preferência

Modo de preparo:

Aqueça um copo de água, misture a essência de sua preferência e o corante na cor desejada e, assim que a mistura ferver, desligue o fogo. Agora você deve misturar a gelatina sem sabor com o sal, mexendo até que ambos tenham dissolvidos por completo.

Coloque o segundo copo de água fria e mexa com muito cuidado, agora despeje o líquido em um ou mais potinhos e deixe a mistura esfriar até endurecer. Você pode colocá-los na geladeira se desejar que a mistura endureça mais rápido.

Dicas importantes para usar os aromatizantes caseiros

Os aromatizantes caseiros criam uma atmosfera perfumada em toda a sua casa, loja ou escritório. Mas, a escolha do perfume utilizado deve ser feito com muito cuidado, pois devemos evitar aqueles perfumes muitos fortes e que podem incomodar as pessoas ou até causar algum tipo de alergia.

Em sua residência, opte em colocar o aromatizador em ambientes mais arejados e amplos. Evite pôr em quartos, onde as pessoas costumam ficar por muitas horas seguidas, pois o cheiro pode causar dor de cabeça ou enjoos.

Outra dica legal é colocar o seu aromatizador no banheiro, deixando o ambiente com um cheirinho delicioso. Logicamente que, isso também requer um nível de bom senso, pois não é necessário exagerar no perfume, deixando de lado aquelas essências mais marcantes e fortes.