Aprenda como deixar sua casa livre de odores desagradáveis, usando apenas produtos naturais

Por mais que você faça a higienização de sua casa, alguns odores desagradáveis insistem em ficar no ambiente.

Isso é algo normal, pois quando utilizamos alguns utensílios na cozinha, móveis na sala ou temos algum tipo de animal doméstico convivendo no mesmo ambiente, a sujeita acaba atraindo esse mau cheiro.

É possível usar vários ingredientes naturais e comuns em nossa rotina, especialmente porque eles oferecem menos impacto ambiental do que aqueles produtos químicos que costumamos usar para remover odores desagradáveis que insistem em permanecer dentro de nossas casas, mesmo depois de uma cansativa faxina.

Siga o passo a passo abaixo:

Ingredientes naturais para dar fim ao mau cheiro presente dentro de casa:

 

Você pode utilizar:

 

Vinagre branco

 

Canela

 

Areia para gatos (opcional)

 

Bicarbonato de sódio

 

Limão

 

Atenção: As quantidades vão depender da finalidade, por isso você pode ir dosando conforme sua necessidade.

Para que você tenha bons resultados usando esses ingredientes caseiros, é necessário saber onde exatamente esses odores estão localizados, pois só assim você conseguirá fazer com que as aplicações sejam realmente efetivas. Depois de localizar os locais que estão oferecendo o mau odor, chegou a hora de usar os ingredientes acima:

Lata de lixo

Esse recipiente costuma apresentar um odor extremamente forte e desagradável, mas você pode amenizar essa situação colocando algumas colheres de sopa de bicarbonato no fundo, pois o produto é capaz de neutralizar o cheiro rapidamente, fazendo com que o odor não se espalhe por toda a sua casa.

Todos os cômodos

Saiba que, a cozinha, sala de estar e os quartos são capazes de atrair diversos cheiros, mas para você conter essa situação só vai precisar usar o vinagre branco, pois ele é um produto excelente no combate dos odores desagradáveis.

Coloque em uma tigela média uma porção generosa do vinagre branco, depois espalhe o recipiente em cada cômodo que esteja malcheiroso, de preferência no período noturno.

Além de ser muito útil na limpeza doméstica, o vinagre também tem a característica de absorver diversos odores, como o cheiro dos animais domésticos e a fumaça de cigarro.

Armários

Se você notou que em seus armários o mau odor está presente, seja por causa dos calçados que geram o cheiro de chulé ou das roupas usadas que passam o odor de suor, basta usar apenas uma porção de bicarbonato de sódio. Se caso isso não oferecer os resultados que você deseja ter, você pode usar um pouco de areia sanitária para gatos. Coloque o produto em pequenos saquinhos de pano, amarre-o com uma fita para fechá-lo e depois os espalhe pelos armários.

Mobílias

Para retirar o cheiro forte de madeira da sua mobília, misture 1/1 de água e vinagre, depois passe essa mistura nos móveis usando uma bucha macia, deixando secar por algumas horas. Se você quiser retirar o mau cheiro dos sofás de tecido, espalhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre as almofadas e deixe secar durante toda a noite.

Quando amanhecer, finalize a limpeza retirando todo o produto do sofá. Para que você não deixe o tecido esbranquiçado, não o deixe em contato com o sol.

Gavetas da cozinha

Para retirar o mau cheiro das gavetas da cozinha, coloque em um prato pequeno e raso um pouco de bicarbonato de sódio e deixe o produto dentro das gavetas. Se além de tirar o cheiro, você deseja dar um aroma agradável aos objetos que ali estão, coloque pequenos ramos de lavanda em uma jarra e deixe-a no ambiente.

Caso você esteja tentando eliminar as formigas, adicione canela nos cantinhos da gaveta, isso fará com que elas abandonem o local rapidamente, além de deixar um perfume delicioso.

Tapetes e carpetes

Se você quer eliminar o mau cheiro dos tapetes e carpetes, basta repetir o mesmo procedimento feito no sofá de tecido que mostramos acima, espalhando o bicarbonato de sódio e deixando o produto descansar.

Cozinha

Para retirar o odor da sua cozinha, você vai contar com a ajuda do seu fogão. Para afastar odores fracos, ferva raspas de um limão junto com uma colher de chá de canela por aproximadamente 15 minutos, isso deixará o ambiente com um cheiro refrescante pela casa toda.

Se você deseja retirar odores mais fortes e desagradáveis, ferva um copo de vinagre branco por 45 minutos, pois isso fará com que todo o mau cheiro seja eliminado da ambiente com rapidez.  

Cheiro desagradável de animal

Para eliminar o cheiro do seu animal de estimação que costuma ficar dentro de casa, o correto é dar banho no animal regularmente, porém se isso não retirar o mau cheiro do ambiente, basta espalhar pequenas porções de bicarbonato de sódio no local, principalmente se o odor for de urina.

Depois de algumas horas, você deve aspirar cuidadosamente o local com a ajuda de um aspirador de pó. Se o cheiro for de peixe, limpe o aquário regularmente.