Conheça 8 truques caseiros capazes de acabar com as formigas domésticas

As formigas são alguns dos insetos capazes de tirar o sossego de qualquer dona de casa. Ela pode estar presente em cima da mesa, nos cantinhos da casa e até mesmo dentro do micro-ondas.

E mesmo quem mora em apartamento, sofre com a invasão desse inseto minúsculo, o torna impossível deixar qualquer alimento doce fora da geladeira, pois elas colonizam o alimento com muita rapidez. Isso ocorre porque a espécie dos centros urbanos é onívora e se alimenta de proteínas e açúcares.

Além disso, esse inseto possui patas cheias de pelo e moles, o que garante mais aderência às superfícies verticais.

Se você também é vítima da intromissão dessas formigas caseiras, porém não quer usar inseticidas, veja abaixo algumas dicas naturais que podem ajudar na difícil missão de exterminá-las:

Casca de laranja ou limão

truques caseiros capazes de acabar com as formigas

Se você nota que o seu açucareiro está sempre cheio de formigas, basta acrescentar um pedaço da casca de limão dentro dele, o alimento não vai passar gosto e deixará as formigas distantes do seu açúcar. O mesmo você pode fazer com o cravo-da-índia ou com a casca de laranja, que podem afastar definitivamente as formigas doceiras do seu açucareiro.

Canela e cravo

truques caseiros capazes de acabar com as formigas

Para não conviver com as formigas dentro de sua casa, pegue um pote sem tampa e encha-o com cravos. Você também pode usar um saquinho de tule, colocando eles em alguns cantinhos dos cômodos que o inseto costuma estar presente.

De acordo com Ana Eugênia Campos, estudiosa do Instituto Biológico de São Paulo, os óleos essenciais presentes no cravo-da-índia expulsam as formigas sem matá-las.

Você também pode utilizar a canela, porém precisa trocar o conteúdo a cada duas semanas, pois assim você conseguirá garantir a eficiência e o cheiro que espanta os insetos.

Detergente

truques caseiros capazes de acabar com as formigas

Além de ser muito utilizado na limpeza diária da casa, o detergente pode ser um ótimo aliado na hora de espantar as formigas.

Em um copo de 200 ml, coloque metade de agora e outra metade de detergente, despeje a mistura em um borrifador ou seringa e vá aplicando em todos os cantinhos da casa ou em possíveis espaços onde possa ter ninhos de formiga.

“Essa mistura de detergente com água é a forma mais garantida de acabar com elas. Além de ser algo barato e que não contamina o ambiente”, revela Ana Eugênia.

Borra de café e pimenta

truques caseiros capazes de acabar com as formigas

Depois que você aplicar a mistura acima em todos os cantos, frestas e rachaduras, cubra os buracos com pimenta-caiena.

Só tome cuidado com os animais de estimação e crianças, pois eles podem lamber ou cheirar o condimento. Neste caso, use apenas a borra de café, pois o produto não oferece risco algum se acaso alguém tocar ou comer a mistura.

Suco de limão

truques caseiros capazes de acabar com as formigas

Você também pode espalhar o suco de limão nas beiradas das portas e janelas que estão expostas ao ar livre. Como o alimento possui um cheiro muito forte e é ácido, isso certamente vai causar grande incômodo nas formigas, fazendo com que elas sumam do ambiente rapidamente.

Vinagre

truques caseiros capazes de acabar com as formigas

O vinagre está se destacando por ter inúmeras funções, e o alimento também pode se aliar no combate contra as formigas domésticas. Para evitar o surgimento desses insetos, coloque o vinagre branco dentro de um borrifador e espalhe o produto pelo piso da cozinha após fazer a higienização do ambiente.

Vale a pena ressaltar que a limpeza correta da casa é uma dos principais fatores para se conseguir eliminar a formiga e seus ninhos.

Vaselina

truques caseiros capazes de acabar com as formigas

O uso da vaselina contra o inseto é muito fácil e rápido. Nas bordas das embalagens que ficam fora da geladeira, como nos potes de comida do seu animal, fruteiras ou nas vasilhas de água, coloque uma quantidade pequena de vaselina, certamente você vai notar que o inseto sumiu.  

Óleo de hortelã-pimenta

truques caseiros capazes de acabar com as formigas

Certamente você já notou que a formiga costuma fazer um caminho ao redor da pia, isso certamente incomoda a maioria das donas de casa, não é mesmo?

Se você também está procurando uma solução prática para acabar de vez com isso, basta borrifar o óleo essencial de hortelã-pimenta em volta da pia e deixá-lo secar.

Faça o mesmo nos contornos internos das portas e janelas, além de deixar a casa com um cheirinho bom, você também vai perceber que as formigas vão desaparecer do ambiente.

Atenção: se você deseja se livrar de qualquer tipo de inseto que possa invadir a sua casa e tirar a sua tranquilidade, deve manter todos os ambientes devidamente limpos, por isso, evite deixar restos de comida ou louças sujas na pia; sempre procurando conservar as latas de lixo tampadas.

Se mesmo fazendo isso você notar que as formigas persistem em ficar, o aconselhável é procurar uma dedetizadora.

Só tenho cuidado ao escolher a empresa, pois é necessário verificar se a mesma realmente tem a licença de funcionamento cadastrada no site da APrag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), para que a qualidade do pesticida utilizado em sua residência não seja prejudicial a saúde de toda sua família.