Veja como deixar a sua casa limpa de verdade, com dicas simples e fáceis

Quando o assunto é a limpeza e organização, cada mulher certamente tem os seus costumes. Porém, é importante adquirir alguns hábitos que facilitam a nossa missão, deixando a casa menos bagunçada, o que automaticamente facilita na hora de arrumar e limpar.

Algumas orientações podem deixar a faxina semanal ainda mais fácil de ser realizada, além de oferecer resultados impressionantes na manutenção diária. Se você está desejando manter a sua casa devidamente limpa, veja algumas dicas que reunimos especialmente para você, acompanhe:

Esponja

A esponja utilizada na lavagem dos seus utensílios domésticos deve ser higienizada diariamente, e existem duas maneiras simples de fazer isso. Você pode deixá-la de molho na água fervente por três minutos, depois embrulhá-la em papel-toalha e colocá-la por dois minutos no micro-ondas.

Outra maneira simples de desinfetá-la é misturar uma colher de sopa de água sanitária em meio litro de água, deixando a esponja mergulhada nessa mistura por aproximadamente dez minutos. Não se esqueça de trocar a bucha semanalmente, pois assim você garante que as bactérias fiquem distantes de sua cozinha.

Tábua de madeira e talheres com cabo

É aconselhável não usar esses tipos de utensílios, pois a madeira pode se tornar o esconderijo perfeito para as bactérias e não existe uma técnica correta que possa desinfetar perfeitamente esses materiais. Prefira manter em sua cozinha a tábua de vidro e os talheres de metal, aqueles que não possuem nenhum tipo de acabamento no cabo.

Objetos de plástico

Você também deve desinfetar qualquer tipo de utensílio feito de plástico, basta lavá-los com água e detergente e, em seguida, deixá-los de molho por cerca de 10 minutos em uma mistura de um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, isso fará com que qualquer tipo de bactéria fique bem longe da sua cozinha.

Pano de prato

Quando você notar que o seu pano de prato está úmido, isso confirma que chegou a hora de trocá-lo. Antes de colocá-lo na máquina de lavar, o correto é deixar o pano de molho com água sanitária ou, se preferir, lave-o com água quente para fazer uma higienização mais profunda.

Geladeira

Ovos

Se você tem o costume de armazenar os ovos na porta da geladeira, saiba que esse costume está completamente errado, pois esse local é o que mais passa por grandes variações de temperatura e, como os ovos são alimentos perecíveis, a chance de estragar é muito maior.

Vinagre

Muitas pessoas costumam guardar o vinagre fora da geladeira, porém isso pode oferecer vários problemas de saúde. O lugar correto de armazenar o vinagre é dentro da geladeira, pois assim você conseguirá evitar qualquer tipo de contaminação microbiológica.

Latas

Você não deve armazená-las na geladeira. Sabe quando você abre a lata de leite condensado e sobra um pouco? O correto é colocá-lo em um pode plástico, descartando imediatamente a lata.

Banheiro

Vaso sanitário

Sempre que você usar o vaso sanitário, não se esqueça de abaixar a tampa antes de dar a descarga, pois assim você vai evitar que inúmeras bactérias se espalhem por todo o ambiente.

Escova de dente

As escovas de dente devem ser armazenadas dentro de um copo com as cerdas para cima. Se você costuma usar aquelas capinhas protetoras, saiba que isso não é recomendável, pois elas agem como uma estufa, colaborando com a proliferação de bactérias que podem afetar drasticamente a sua saúde. Para garantir a proteção de suas escovas, o ideal é dar duas borrifadas de gluconato de clorexidina a 0,12, logo depois de usá-la, fazendo uma lavagem completa segundos antes de usá-la novamente.

Toalhas

Você deve trocar as toalhas de banho a cada dois dias; as de rostos devem ser trocadas todos os dias. Sempre que possível às estenda bem abertas para obter uma secagem mais completa.

Tapetes de banheiro

A mesma coisa que você fez com os panos de prato deve ser feito com o tapete do banheiro. Quando você notar que eles estão bem úmidos, troque-os imediatamente.

Escova de cabelo

Não é difícil fazer a manutenção desse objeto, basta lavar com água corrente, sabonete ou sabão e deixar secar.

Pincel de maquiagem

Você deve fazer uma limpeza profunda nos pincéis de maquiagem pelo menos uma vez por semana. Use uma luva de borracha antiderrapante e use um pouco de sabonete bactericida, o produto pode ser em líquido ou em barra sólida. Passe o sabonete na luva e faça movimentos leves e circulares com o pincel, como se você estivesse se maquiando. Depois é só enxaguar e repetir o processo até perceber que não tem nenhum vestígio de maquiagem.

Lixeira de banheiro

O melhor modelo para ter no banheiro é o de pedal ou automático, se você tem um que carece usar as mãos para abrir, é melhor trocar.

Ralo de banheiro

O ralo do banheiro também deve ser higienizado pelo menos uma vez por mês. Para você realizar uma limpeza profunda, retire o tampão usando uma luva, depois lave com escovão e água sanitária.

Sala

Tapete

Você deve fazer uma limpeza profunda em seu tapete semanalmente. Para fazer isso, basta aspirá-lo por completo e depois passar um pano úmido com álcool, se preferir coloque-o no sol para secar e eliminar as bactérias.

Quarto

Travesseiro

Para que o travesseiro não ofereça nenhum risco a sua saúde, o recomendado é trocá-lo a cada dois anos, não deixando de usar um protetor impermeável fechado com zíper. Além de proteger o travesseiro contra sujeiras e manchas, a capa também evita que você fique com o rosto direto no tecido, o que impede o acúmulo de bactérias.

Umidificante

O recomendado não é fazer o uso desse tipo de aparelho, pois ele deixa o ambiente muito úmido e isso aumenta as chances de se ter uma grande proliferação de ácaros e bactérias no ambiente.

Ar condicionado

O recomendado é pelo menos uma vez por semana retirar o filtro do aparelho e lavá-lo com água e sabão, secando em seguida com um pano seco e limpo.

Colchão

Muitas pessoas costumam usar o mesmo colchão por dezenas de ano, fazendo a substituição em último caso, porém os especialistas recomendam que a troca seja feita a cada sete anos, usando um protetor impermeável para proteger o colchão.

Edredom

O recomendado é substituí-lo toda semana, mas como isso se torna impossível para nós, devemos pelo menos lavá-lo semanalmente, ou, no máximo, a cada 15 dias.

Revista e livros

Se você costuma armazenar seus livros e revistas no quarto, saiba que isso pode acumular centenas de ácaros e bactérias, além de ser um ótimo depósito para a poeira. O ideal é você não deixá-los em seu quarto.

Carpete

O ideal é não ter carpetes e tapetes no quarto, mas se você usar o objeto como decoração ou achar que isso torna o ambiente mais quentinho e aconchegante, é necessário passar o aspirador semanalmente, para deixá-lo livre da temida poeira, que é a maior causadora de muitas alergias.